Quando um casal é considerado infértil?
Um casal é considerado infértil quando não há gestação após um ano de relações sexuais regulares sem uso de métodos contraceptivos. Esse período pode ser menor de acordo com a idade da mulher. Podemos ajudá-los a investigar possível infertilidade, para isso agende consulta com um de nossos médicos!
Quantas pessoas são afetadas?
Este é um problema de saúde que afeta cerca de 10% dos casais em todo o mundo, possuindo variadas causas e tratamentos.
Qual é a relação entre endometriose e infertilidade?
A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença de endométrio, tecido que recobre a cavidade do útero, fora deste órgão. Dentre diversos sintomas, uma das consequências mais graves da doença é a infertilidade. Cerca de 60% das mulheres com endometriose são inférteis. Isso acontece porque as tubas uterinas e ovários são afetados pela doença, o que dificulta a ovulação e a passagem do óvulo e embrião para o útero. A qualidade dos óvulos pode também ser afetada pela endometriose.
A boa notícia é que existem diversos tratamentos que possibilitam a gravidez mesmo nesta circunstância. A FertilCare é um Centro de Excelência em Endometriose, com médicos especialistas em infertilidade causada pela doença. Marque uma consulta e vamos juntos vencer os obstáculos para a constituição da sua família!
Quais são as principais causas de infertilidade feminina?
Em 40% dos casos, a infertilidade ocorre por alterações femininas. As causas mais comuns de infertilidade em mulheres são:
- Patologias tubárias: são alterações nas tubas uterinas (trompas), como obstruções, aderências tubárias, acúmulo de líquidos (hidrossalpinge), laqueadura prévia, infecções e cirurgias pélvicas.
- Patologias ovarianas: são alterações no ovário, como ausência de ovulação (anovulação crônica), insuficiência ovariana (falência ovariana prematura) e síndrome do ovário policístico.
- Patologias Intrauterinas: são alterações no útero, como malformações, miomas, aderências no interior do útero (sinéquias intrauterinas), pólipos endometriais e adenomiose.
- Endometriose: é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero que causa infertilidade em 60% das portadoras.
Quais são as principais causas de infertilidade masculina?
Em 40% dos casos, a causa da infertilidade é por alterações masculinas, enquanto que 20% costumam ser por alterações de ambos os sexos.
A infertilidade de origem masculina está relacionada à produção anormal do sêmen, seja em quantidade ou em qualidade. As principais causas de alteração no sêmen são: varicocele, infecções, traumas genitais, cirurgia de vasectomia e malformações genitais. A infertilidade também pode ocorrer por malformações do pênis ou fatores comportamentais como tabagismo, etilismo, uso de drogas e alimentação inadequada.
A FertilCare é capaz de identificar a origem da infertilidade masculina, e tratar de forma a aumentar as chances do casal constituir sua família!